sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Zeca Baleiro - O poeta do sertão

Um dos mais importantes expoentes da música brasileira na atualidade. Produtor, compositor e intérprete, se destaca no cenário latino como uma das maiores revelações. Nascido no Maranhão, de origem muito humilde, Zeca se destacou entre os festivais e músicos nordestinos por sua voz característica e estilo muito mesclado e original.

Sua obra tem um sabor irreverente, e passeia por universos muito distintos. Sua trajetória viaja entre os discos: Por Onde Andará Stephen Fry (A cara de Zeca Baleiro! - as cantigas e temas nordestinos, incluindo a gravação de um canto Folclórico pertencente à Cultura do Candomblé: "Mamãe Oxum") , Vô Imbola (Início de carreia, produção muito importante para o Campositor, que conta com grandes sucessos de sua carreira, como a música gravada por muitos outros interpretes brasileiros: Lenha), Líricas (que por sinal é um disco de uma interpretação e representatividade poética e musical impressionante), Pet Shop Mundo Cão (disco exótico que mixa efeitos da musicalidade digital com o sotaque e o estilo nordestino de Zeca - produção muito alternativa do ponto de vista estético, porém com canções lindas e muito bem produzidas), Baladas do Asfalto e Outros Blues (Disco que faz uma grande alusão a cultura urbana, e combina temas líricos e sons mais exóticos com letras geniais - o que já é característico do artista - e entusiasmantes observações sobre o processo de pensamento do ser humano nas selvas de pedra). Sua discografia termina com dois albums recentes, como o disco Lado Z que conta com participações de diferentes artistas da cena nacional, como Fagner, Martinho da Vila, Jards Macalé, Rolando Boldrin, Forróçacana e Lobão. E também o projeto Baladas do Asfalto e Outros Blues Ao Vivo.

Sua característica musical é marcada pela ausência de preconceitos e barreiras estilísticas, e ilustrada por sua irreverência poética e artística. Zeca é um autor de uma profundidade muitas vezes imperceptível aos olhos menos críticos. E pode ser considerado um bom cardápio para aqueles que buscam as boas novas da música brasileira.

Nenhum comentário: